Android esmaga iOS e Windows Phone – Na linha do Google …

See on Scoop.itDanilo Pianco

O Android continua a crescer assustadoramente no mundo. Dados recentes das empresas de pesquisas IDC e Gartner mostram o sistema do Google bem à frente dos rivais.

De acordo com o IDC, no primeiro trimestre de 2012 foram vendidos 89,9 milhões de celulares com Android em todo o mundo (59% do total). No mesmo período do ano passado, haviam sido 36,7 milhões (36%). Nem é preciso fazer as contas para perceber que a quantidade de aparelhos comercializados mais do que dobrou. Segundo o Gartner, foram 81 milhões de smartphones (56%), contra 36,3 milhões em 2011 (36%). Os dados também indicam um pouco mais de 100% de crescimento entre um ano e outro.

Entre os concorrentes do Android, quem está melhor é a Apple, que também tem conseguido evoluir nesse mercado. Mesmo assim, a distância ainda é grande. Foram vendidos 35,1 milhões de celulares com iOS entre o início de janeiro e o fim de março deste ano (23% do total) contra 18,6 milhões no mesmo período de 2011 (18%), segundo o IDC. É também o dobro, mas o número ainda é inferior ao volume de smatphones com Android vendidos no início do ano passado. Pelo Gartner, foram 33,1 milhões no primeiro trimestre de 2012 (23%) contra 16,8 milhões no começo de 2011 (17%).

Já a Microsoft continua mal, muito mal. Apesar de aparelhos com Windows Phone já terem começado a ser vendidos na Europa quando as duas pesquisas foram feitas, os resultados não são favoráveis. Entre o começo de janeiro e o fim de março deste ano, as vendas de dispositivos com um sistema operacional da Microsoft (Windows Phone e Windows Mobile) somaram, pelo IDC, 3,3 milhões de unidades em todo o planeta (2,2%). Em 2011, foram 2,6 milhões (2,6%). No Gartner, a situação não é muito diferente. Foram 2,7 milhões de celulares no primeiro trimestre de 2012 (1,9%), contra 2,5 milhões no ano anterior (2,6%).

Outra que também está mal é a RIM. Tanto o IDC como o Gartner apontam uma queda na comercialização de aparelhos com BlackBerry OS, de cerca de 13 milhões para perto de 10 milhões, na comparação dos dois períodos. Já o Symbian está sumindo do mapa.

Os números da Microsoft podem melhorar no segundo trimestre, que incluirá as vendas da linha Lumia, da Nokia, nos Estados Unidos, no Brasil e em outros países. A dúvida é de quanto será esse aumento. O futuro da Nokia e da própria Microsoft nas plataformas móveis depende de bons resultados. Se eles, ficará cada vez mais nebuloso.

See on info.abril.com.br

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: