Google acusa Microsoft e Nokia de serem ‘trolls de patentes’ | Guia …

See on Scoop.itDanilo Pianco

O Google pediu aos reguladores da União Europeia que investiguem a suposta conspiração entre a Nokia, a Microsoft e o registro de patentes genéricas para um possível processo mais tarde.

As mesmas preocupações foram compartilhadas com as autoridades dos EUA, disse um porta-voz da gigante das buscas.

“A Nokia e a Microsoft estão juntas em uma conspiração para aumentar os custos de dispositivos móveis para os consumidores, criando o registro de patentes genéricas que colocam de lado as promessas que ambas empresas fizeram. Elas devem ser responsabilizadas, e esperamos que a nossa queixa estimule outros a olhar para estas práticas”, disse o Google em uma declaração oficial.

A Nokia disse que as alegações sobre sua estratégia de direitos de propriedade intelectual (IPR, em inglês) estão erradas. “A Nokia e a Microsoft têm as suas próprias carteiras de IPR e estratégias, e operaram de forma independente”, disse em um comunicado.

O registro de patentes genéricas ocorre quando as patentes essenciais são compradas por empresas que não as usam ou criam suas próprias patentes, cujo único papel é extorquir taxas de licenciamento ou de forma agressiva fazer valer os direitos da patente.

Em sua denúncia, o Google alegou que a Microsoft e a Nokia transferiram 1.200 patentes a um grupo chamado Mosaid, e que as empresas compartilham a receita gerada por ele a partir dessas patentes.

De qualquer forma, a própria empresa de Mountain View nunca foi processada pelo Mosaid e, apesar de qualquer conspiração poder dar ao Windows Phone uma vantagem econômica sobre o Android, é provável que algo maior esteja em jogo. Google e Microsoft criticam há muito tempo um ao outro.

A gigante das buscas adquiriu recentemente a fabricante de telefones Motorola Mobility e uma infinidade de patentes essenciais junto a ela. A Motorola Mobility está sob investigação pela Comissão Europeia sobre se falhou ao licenciar seus padrões de patentes essenciais em condições justas, razoáveis e não discriminatórias, termos nos quais está legalmente obrigada a fazer.

A Microsoft chamou a acusão contra ela e a Nokia de uma “tática desesperada” do Google.

See on guiasaoluiz.net

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: